O aglomerado de afazeres pode trazer uma companhia incômoda para a sua vida: o estresse. Se for intensa ou duradoura, essa reação fisiológica provoca desequilíbrio no organismo. As consequências para o corpo humano são inúmeras e afetam, inclusive, a saúde bucal.

Entre os principais problemas, estão a diminuição de saliva e os distúrbios de sono e de ansiedade. “A saliva é extremamente importante para nossa saúde bucal, ela tem propriedades físicas e químicas que protegem nossos tecidos bucais. A diminuição da liberação da saliva na cavidade oral, associada a maus hábitos dos pacientes, como: tabagismo, falta de higienização oral, uso excessivo de bebidas alcoólicas e até mesmo predisposição genética, pode resultar em doenças como periodontites, cáries e lesões de mucosas.

Já os distúrbios de sono e ansiedade estão ligados ao desenvolvimento de bruxismo ou apertamento bucal, o que pode resultar em destruição da estrutura dental, desordens musculares e articulares, o que gera dor e pode até mesmo agravar as reações de estresse.

Qualquer disfunção de saúde bucal causada pelo estresse deve ser tratada por um cirurgião dentista. Da mesma forma, uma solução definitiva para o problema de origem, o estresse, pode precisar de profissionais de outras áreas da saúde.

Por: Letícia Martim
Cirurgiã Dentista – UFS
Técnica em Prótese Dentária – UNICAMP
@lehmartim

Estamos aqui no WhatsApp
(21) 9898-0062

Preencha o formulário abaixo e um de nossos profissionais entrarão em contato

*Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

    Para agilizar o atendimento via whatsapp,
    informe os dados abaixo.

    *Todos os campos são de preenchimento obrigatórios.